As Máquinas de café podem ajudá-lo a preparar o café de forma muita rápida. Com elas não temos que estar a  ferver a água  num recipiente em separado.

Existem diferentes tipos de café de acordo com as técnicas de preparação.

 A técnica utilizada pelas máquinas de café, é conhecido como gota de cerveja  e não é uma técnica nova,existindo à 125 anos para  fazer  café.

 Por muitos anos, o café foi preparado pela colocação café torrado dentro de uma panela ou frigideira, ao qual era acrescentada água quente e uma tampa e deixando repousar  permitindo a preparação por infusão.

As maquinas de café nos dias de hoje

Actualmente as maquinas de café automáticas o café moido  é colocado em papel/ ou cápsulas ou filtro de metal dentro de um pequeno funil (nas maquinas de café-os manipulos) que fica sobre um vidro ou chávena de café de cerâmica.

 A  água Fria é aquecida dentro da máquina numa câmara separada e então ao ligarmos  a àgua a ferver é direcionado para o “funil” e então temos o saboroso e cremoso café.

Actualmente existem no mercado uma variedade de máquinas de café: desde a mais  tradicional máquina de café que funciona com filtros, à máquina de café expresso, às máquinas de café de cápsulas,.

Como aquirir uma maquina de café?

As  Máquinas de café devem ser escolhidas tendo em conta o uso que lhe vamos dar.

 Se você tem uma pequena família e seus hábitos de consumo de café não ultrapassam 2 a 3 copos por dia, então, provavelmente, uma máquina de café grande como o que você viu no café  não faz sentido e basta uma pequena máquina .

Ao escolher a sua máquina  de café deve verificar  as suas funções  antes de adquirir uma, como por exemplo,  se elas fazem apenas café expresso ou podem também fazer cappuccino pode ser um factor crucial é que você tem paladar para ambos.

Com as máquinas de café o momento da pausa de café pode ser um momento agradavél , bastando apenas que tire a borra e voltar a colocar novamente mais café e obter assim mais outro sem o inconveniente das borras de café no final.